No dia 31 de Março, no âmbito da disciplina de ciências físico-químicas, juntamente com outra turma, visitamos o Museu da Electricidade, também conhecido como Central Tejo, com o objectivo de aprofundar os nossos conhecimentos sobre a “Electricidade” e iniciar o estudo do “Electromagnetismo”.
Iniciámos a nossa visita à central termoeléctrica no exterior, onde a guia nos disse que o carvão que chegava do Rio Tejo, era depositado numas grelhas. Ainda no exterior observamos os silos e as noras elevatórias que misturavam e encaminhavam o carvão até à parte superior do edifício das caldeiras.
De seguida fomos para uma sala onde nos foi explicado os meios da produção de energia: luz solar, força da água, força do vento e vapor de água.
Após esta explicação dirigimo-nos aos geradores da central, onde pudemos observar o interior de um deles. Ao longo do percurso era nos explicado como funcionava a central.
Em seguida visitamos uma sala onde se encontravam as Caldeiras, uma delas possibilitávamo-nos a aceder ao seu interior e descobrir a sua estrutura e componentes internos (tapete de grelhas, queimadores, tubos de aquecimento da água).
Além destas, nesta sala, é dado a conhecer a história da construção da central e as condições de trabalho vividas pelos seus trabalhadores.
Depois dirigimo-nos ao piso inferior, onde se localizava a Sala dos Cinzeiros, onde eram recolhidas as cinzas do carvão queimado e é dada uma particular importância às difíceis condições de trabalho existentes, consequências do calor e da respiração de cinzas do carvão queimado.
Por último fomos a uma divisão onde se encontravam algumas exposições/diversões relacionadas com a electricidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário